Vinhos Occhio Nero
Visite nosso Facebook  Siga-nos no Twitter
Seja um Representante
OO
Vinho OCCHIO NEROŽ Barolo D.O.C.G.
Voltar
Vinho OCCHIO NEROŽ Barolo D.O.C.G.
Vinho OCCHIO NEROŽ Barolo D.O.C.G.
Vinho OCCHIO NEROŽ Barolo D.O.C.G.
Vinho OCCHIO NEROŽ Barolo D.O.C.G.
Vinho OCCHIO NEROŽ Barolo D.O.C.G.
Vinho OCCHIO NEROŽ Barolo D.O.C.G.
Vinho OCCHIO NEROŽ Barolo D.O.C.G.
 
Onde Comprar

Vinho Italiano Occhio Nero® Barolo D.O.C.G.

Denominação de Origem Controlada e Garantida

 

Vinificação:

 

Uva 100% Nebbiolo, produzido na região delimitada do Barolo, na colina de Piemonte, no norte da Itália. O Barolo Occhio Nero DOCG – Denominação de Origem Controlada e Garantida, é produzido em uma pequena área onde são produzidos os melhores vinhos. A palavra “Nebbiolo”, que dá nome a uva, deriva de neblina, pois a colheita desta uva é tardia, no mês de novembro, época de neblina na região norte da Itália. O processo de vinificação é típico da região do Barolo: seleciona-se as melhores uvas, fermenta-se o mosto da uva com a casca, por 15 dias, faz-se a separação da parte sólida para a fermentação final até atingir a graduação alcoólica de 14 – 15% do volume. Após a fermentação, o vinho é armazenado em barris de carvalho por no mínimo 3 anos. Depois deste período o vinho é engarrafado e as garrafas são mantidas na cantina, à temperatura de 16 – 17˚C por 12 meses. Somente ao final deste processo o vinho está pronto para ser comercializado. O Barolo é considerado o “Rei dos Vinhos Italianos”.

 

Características Organolépticas:

 

Cor: Vermelho grená intenso.

Aroma: Complexo. Evidencia sensações florais e picantes, notas de frutas maduras e uma pitada de ervas.

Paladar: Macio e equilibrado, mas de notável estrutura, com taninos finos e persistentes que o tornam rico e elegante.

 

Temperatura de Consumo: 18˚C. Abrir a garrafa pelo menos 4 horas antes do consumo e colocar o vinho num decanter.

 

Graduação alcoólica: 14% vol. / 750ml.

 

Uva:

 

Nebbiolo: Variedade de uva vermelha italiana predominantemente da região do Piemonte, onde são produzidos vinhos DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) como Barolo, Barbaresco, Gattinar, entre outros. Nebbiolo deriva da palavra Nebbia, que significa "nevoeiro", “neblina”. Durante a colheita, que geralmente ocorre no final de outubro ou começo de novembro, um nevoeiro, profundo e intenso cobre a região de Langhe Nebbiolo, onde muitos vinhedos estão localizados. Explicações alternativas se referem ao véu como nevoeiro leitoso que se forma sobre as bagas quando elas atingem a maturidade. Nebbiolo produz vinhos tintos levemente coloridos, que podem ser altamente tânico na juventude, com aromas de alcatrão e rosas. À medida que envelhecem, os vinhos assumem alaranjado característico na borda da taça e maduro para revelar outros aromas e sabores, tais como violetas, alcatrão, ervas silvestres, cerejas, framboesas, trufas, tabaco e ameixas. Os vinhos Nebbiolo podem exigir anos de envelhecimento para equilibrar os taninos com outras características.

 

Produtor:

 

Aldo Marenco: A Azienda Agricola Aldo Marenco possui 25 hectares de terra, dedicados a produção de vinhos perfumados e preciosos, todos com Denominação de Origem. Ao longo de cada ano, Aldo Marenco produz cerca de 70 a 80 mil garrafas de vinho, cuidadosamente controladas e comercializadas por um mercado de importadores selecionados, restaurantes, lojas de vinho e bares e lojas a consumidores de todo o mundo.

 

Site: http://www.marencoaldo.it/

 

Harmonização

 

Carnes vermelhas nobres
Carnes vermelhas nobres
Pato assado
Pato assado
Queijos envelhecidos, bem condimentados
Queijos envelhecidos, bem condimentados

 

 

 

Região:

 

Piemonte:

 

Circundada pelos Alpes, Piemonte é a região vinícola mais importante da Itália, já que produz os vinhos italianos mais diferenciados do país. A presença de escarpas montanhosas permite aos vinhedos produzir elegantes vinhos, como o Barolo da variedade Nebbiolo. Considerado o “Rei dos Vinhos Italianos”, o Barolo é um tinto complexo, austero e tânico, que demanda alguns anos de envelhecimento.

 

Solo: Pedra calcária com areia, argila e xisto. Ao longo de seus dois rios, há presença de solos aluviais.

 

Clima: Os invernos costumam ser muito severos, com frequentes inversões de neblina (“nebbia”), que cobrem os vales. Os verões são quentes, mas não apresentam calor excessivo; as tempestades de granizo, porém, podem causar danos às videiras nessa época do ano. Os longos outonos permitem que a Nebbiolo, uva de maturação tardia, amadureça perfeitamente.

 

 

 

Produzido por MKTEAM
833231